ApresentaçãoSobre Nós

Sobre Nós

A Guarda Civil Municipal de Tatuí instituiu-se em 21 de julho de 1995, conforme a Lei Municipal nº 2.823, na gestão do então Prefeito Joaquim Amado Quevedo, destinada, a principio, à proteção, seja de ordem pessoal ou patrimonial, onde a Guarda realizava o policiamento nos Próprios municipais (Escolas, Repartições Públicas, Praças, entre outros locais) e eventos de sua natureza. Com o passar dos anos a população passou a clamar por mais segurança, devido ao crescimento dos índices de violência, sendo necessário ampliar os seus serviços, e hoje desempenha papel imprescindível na segurança da população como um todo.

Em 09 de fevereiro de 2007 foi inaugurado o Centro de Comunicações de Emergências (C.C.E), um sistema integrado, onde atuam em conjunto Guarda Civil Municipal, SAMU, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Policia Militar, onde são selecionadas as ligações dos cidadãos e repassadas diretamente à Corporação responsável pelo atendimento, a qual incumbe-se pelo imediato atendimento da ocorrência; Nota-se que após implantação deste sistema houve uma melhora significativa da comunicação entre a população e os serviços públicos de emergência.

Hoje a Corporação conta com um efetivo de 140 Guardas, que vem realizando um trabalho de forma moderna, preventiva e comunitária, além do trabalho definido pela Constituição. A Guarda Civil Municipal atua em conjunto com as Polícias Civil e Militar e Poder Judiciário, atuando também na fiscalização do código de posturas do município e no trânsito em parceria com o DEMUTRAN (Departamento Municipal de Trânsito), além de outras atuações, onde conta com o auxílio dos seguintes grupamentos: RONDA ESCOLAR, GAM (Grupamento de Atendimento Motorizado), PATRULHAMENTO RURAL, VIATURAS DE PATRULHAMENTO PREVENTIVO, ROMU e GUARDA AMBIENTAL.

Foi implantado na Corporação o Sistema INFOSEG, de acordo com o convênio firmado entre o município e a União (decreto nº 6.138 de 28 de junho de 2007), o órgão com a finalidade de integrar nacionalmente as informações da Segurança Pública, Justiça e Fiscalização, como dados de inquéritos, processos, armas de fogo, veículos, condutores, mandados de prisão, dentre outros, entre todas as unidades da federação e órgãos federais, facilitando, assim, o trabalho dos nossos profissionais. Na área social, a Guarda Civil Municipal de Tatuí desenvolve o projeto “CEROL - BRINCADEIRA QUE MATA” que enfatiza o perigo do uso do cerol nas brincadeiras com pipas, desenvolvido em toda a Rede de Ensino Municipal.

A Guarda Civil Municipal de Tatuí, hoje comandada pelo 1º Sargento Reformado/PM DORACI DIAS DE MIRANDA, e Subcomandante GCM FRANCISCO CARLOS SEVERINO, vem desempenhando um ótimo trabalho, contribuindo cada vez mais para a melhoria da Segurança do Município de Tatuí, conduzindo os profissionais desta Corporação, ao reconhecimento nacional, como a premiação de “Melhor Guarda Municipal do Brasil no desempenho de suas funções”, segundo a Associação das Guardas Municipais do Estado de São Paulo (AGMESP) e obtenção do 4º lugar no importante "Torneio INTERCANIS", realizado no ano de 2010 na Guarda Portuária de Santos. Mais recentemente, a Guarda Civil Municipal foi agraciada com Estatuto próprio e Plano de Carreira, de acordo com a Lei Municipal nº 4.448, de 13 de Outubro de 2010, que contou com a colaboração do atual Secretário dos Assuntos de Segurança Pública e dos Transportes, José Roberto Xavier da Silva. A Guarda Civil Municipal de Tatuí é hoje, referência de Instituições desse gênero, e destaque em todo o território nacional e grande parte deste feito deve-se ao trabalho realizado por nossos valorosos profissionais.

Notícias

Confira as ultimas notícias de ocorrências envolvendo a Guarda Civil Municipal de Tatuí.

Denuncias

denuncia

Ajude-nos a melhorar nossa cidade!

• Você não precisa se identificar, apenas forneça o máximo de informações possíveis sobre sua denúncia.

A Guarda Municipal de Tatuí agradece sua colaboração.

Joomla templates by Joomlashine