Canil

canil

 

Conforme o decreto municipal nº 10.358 de 06 de julho de 2010, que cria a Guarnição do Canil, colaborando assim para a prevenção e repreensão ao trafico ilícito e ao uso indevido de substancias entorpecente ou que determine dependência física e psíquica, podendo para tanto utilizar-se de cães adestrados. O CANIL é uma unidade de viatura de pronto emprego operacional que presta apoio as demais VTR´s da Guarda Municipal de Tatuí e aos postos fixos e tem por finalidade a proteção seja de ordem pessoal ou patrimonial. Os cães passam por adestramento realizado pelos próprios GCM´s, os quais são especializados para tal serviço. Também participam de apresentações em escolas e provas em diversas cidades. O Canil da Guarda Municipal de Tatuí, hoje é considerado o 4º Melhor Canil das Guardas Civis Municipais do País.

Saiba mais sobre o canil da Guarda Municipal de Tatuí:

Apresentações:

Durante o ano de 2011, a Equipe Canil realizou várias apresentações em cidades da região, como Campina do Monte Alegre, durante comemoração ao Aniversário da cidade, município de Birigui, no aniversário de 15 anos de implantação da GCM local, município de Quadra, na Praça principal, agência Poupatempo local, entre outras inúmeras Instituições públicas e particulares. Nestas apresentações são realizadas demonstrações de abordagem a indivíduo suspeito, abordagem, faro de entorpecente, arco de fogo e simulação de resgate à vítima sequestrada, entre outras atividades e são muito bem recebidas pelo público em geral. As estrelas das apresentações são atualmente os cães Marley, Red e Antares, que atuam brilhantemente junto de seus instrutores GCM´s CD Coelho e Amauri, e GCM´s 2ª Cl. Juceil, Queiroz, Hélio e Ademir.

Campeonato Brasieleiro de Cães de Policia

 O Canil da Guarda Civil Municipal de Tatuí esteve participando, no dia 11/09/10 do 1º Campeonato Brasileiro de Cães de Polícia, realizado no Porto de Santos; Tal Evento foi aberto a todas as Instituições militares do país, e na ocasião estiveram presentes as GCM´s de Santos, Praia Grande, São Vicente, Guarujá, São Caetano do Sul, Diadema, Salto, Rio de Janeiro, Polícia Militar de Piracicaba, Guarda Portuária de Santos, Marinha do Brasil (ARAMAR), entre outros. O Campeonato contou com dezesseis equipes inscritas, e a GCM de Tatuí obteve a 4º colocação, resultado esse bastante expressivo, por se tratar de um torneio de nível nacional. As regras da competição foram voltadas a simulações aproximadas das situações reais enfrentadas nas ruas, onde nas duas primeiras etapas da prova foi utilizado o cão de policiamento com abordagem e imobilização do infrator, e na última etapa foi utilizado o cão de faro, com o intuito da localização de substância entorpecente em três locais confinados. A equipe tatuiana foi representada pelos GCM´s CD Coelho, CD Paulino, Juceil, Ademir, Hélio, Queiroz, e os cães Red (policiamento) e Marley (faro ).

Torneio Intercanies

A Equipe Canil da GCM participou, no último dia 02 de setembro de 2011, do 2° Torneio Intercanis da Guarda Civil Municipal de Itapevi-SP, em comemoração aos 52 anos de emancipação da cidade.
O Evento contou com onze equipes inscritas, onde além de Tatuí, estiveram presentes os Canis das cidades de Itapevi, Santana do Parnaíba, Guarulhos e Porto Feliz, entre outros.
Dentre as modalidades disputadas, destacaram-se às de obediência e abordagem policial, sendo que na primeira parte, o cão teria de passar por uma pista com demarcação no solo e executar comandos básicos como “junto”, ”senta”, ”deita”, ”fica” e “aqui”, em marcha com e sem guia; na segunda parte, foi realizada uma simulação de abordagem a um indivíduo em atitude suspeita, onde o averiguado teria tentado reagir, efetuando disparo com arma de fogo (festim) contra a equipe, momento em que o cão seria lançado e deveria imobilizar o suspeito através de uma mordida firme, até à chegada da guarnição.

Cursos

A Equipe Canil participou, ao longo de sua existência, de vários Cursos de Aperfeiçoamento; No período de 05 a 16 de abril de 2010, a Equipe participou do Curso de Formação de Adestradores, no município de Sorocaba, ministrado por Orisval Martins de Lara, um dos maiores nomes na área de adestramento de cães no Brasil, o qual desenvolve trabalho com cães há mais de 20 anos, além de ter conquistado diversos títulos brasileiros de adestramento e atualmente coordenador do quadro “Cachorrada”, do Programa Domingão do Faustão – Rede Globo; De 07 à 09/10/2010, participaram de Curso de Cinotecnia, voltado a faro de entorpecente, ministrado pelo Instrutor Falconeli, atual Supervisor do Canil da Guarda Portuária de Santos; No período de 07 à 09 /11/2010, participaram de Curso também voltado a faro de entorpecente, ministrado pelo Instrutor Cb. Alves, do Canil Central da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o qual possui larga experiência na apreensão de entorpecentes junto aos principais aeroportos de SP, entre outras ocorrências de vulto.
No ano de 2011, em 22/06/2011, os GCM´s participaram de Palestra voltada a trinta adestradores de todo o Brasil com o adestrador eslovaco Joseph Mravik, um dos maiores nomes em formação de cães para prova esportiva do mundo, juiz de provas e membro da Eurospot K9 (equipe formada por treinadores caninos dos E.U.A e Europa), com base teórica e prática voltadas ao treinamento esportivo, onde os cães passaram também por avaliação. Participaram ainda, no ano de 2011, de Curso com o adestrador Alexandre Cândido, o qual é Diretor de Adestramento da APRO (Associação Paulista de Rotweiller).
No período de 28 à 29 de abril de 2012, a Equipe Canil da Guarda Civil Municipal de Tatuí esteve participando, no município de Araçoiaba da Serra – SP, de um Seminário de Preparação de Figurantes para formação de cães de trabalho, junto ao Canil Poncidog; O Evento contou com o Instrutor Sr. Luiz Gabriel, Instrutor de Operações Táticas Police K9. No Evento, esteve presente representantes das GCM´s de municípios como Santos, Diadema, Guarujá, Bragança Paulista, entre outras cidades da região como Tatuí, Sorocaba, Tietê, etc.

Ocorrências

A Equipe Canil da Guarda Civil Municipal de Tatuí está apta a prestar apoio às demais guarnições de serviço em ocorrências que envolvem entorpecentes com seus cães de faro, bem como, na prestação de serviços em Instituições Públicas e privadas, em eventos esportivos com grande concentração de público (Estádios de Futebol e outros eventos) e também no Policiamento Preventivo em geral.

Notícias

Confira as ultimas notícias de ocorrências envolvendo a Guarda Civil Municipal de Tatuí.

Denuncias

denuncia

Ajude-nos a melhorar nossa cidade!

  • Você não precisa se identificar, apenas forneça o máximo de informações possíveis sobre sua denúncia.

A Guarda Municipal de Tatuí agradece sua colaboração.

Joomla templates by Joomlashine